O sistema eletrônico de administração do crédito acumulado do ICMS, sob a denominação “Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Crédito Acumulado - e-CredAc”, disponível no portal eletrônico da Secretaria da Fazenda e Planejamento na internet
Leia MaisEntender o sistema de tributação é essencial para qualquer empreendedor, mas saber identificar os produtos que se enquadram no regime monofásico do Simples Nacional é igualmente importante.
Leia MaisOs Códigos de Situação Tributária (CST) e o Código de Situação da Operação no Simples Nacional (CSOSN), que orientam o tratamento tributário de acordo com a natureza da operação, o tipo de contribuinte e o regime tributário adotado.
Leia MaisO viajante que tiver bens a declarar é obrigado a preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV). Ao chegar no Brasil, deverá escolher um dos canais: "Nada a Declarar" ou "Bens a Declarar".
Leia MaisO preenchimento correto das deduções legais no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) impacta diretamente os valores a serem restituídos ou pagos pelo contribuinte.
Leia MaisA Instrução Normativa RFB n° 2.240 de 11/12/2024 dispõe sobre o Recibo Eletrônico de Serviços de Saúde - Receita Saúde, documento hábil à comprovação de despesas com saúde para fins do disposto no art. 97 da Instrução Normativa RFB nº 1.500, de 29 de outubro de 2014
Leia MaisA e-financeira visa aumentar a transparência e combater a evasão fiscal, garantindo que todos os rendimentos e operações financeiras sejam devidamente declarados.
Leia MaisO microempreendedor individual – MEI e desde que preencha os requisitos da Lei nº 7.998, de 1990, entre as quais cita-se a exigência de ter sido dispensado sem justa de vínculo de emprego formalizado com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, terá direito ao seguro-desemprego.
Leia MaisO MEI tem direito, entre outros benefícios, ao auxílio por incapacidade temporária( antigo auxílio-doença), mas para poder acessar esse benefício, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pela legislação.
Leia MaisO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS),instituído por Lei n° 5.107, de 13/09/1966, é constituído pelos saldos das contas vinculadas a que se refere esta lei e outros recursos a ele incorporados, devendo ser aplicados com atualização monetária e juros, de modo a assegurar a cobertura de suas obrigações.
Leia Mais